Quanto pesa um boi?

O mercado de pesagem de bois, ainda utiliza o sistema de medida conhecido como arroba. Uma arroba no Brasil é consolidada como 15kg, porém os bois ainda são medidos de duas formas diferentes: peso vivo e peso da carcaça bovina.

Vale lembrar que o peso pode variar de acordo com a raça, quantidade de gordura, nutrição do Boi.

Formas de pesar um boi

Peso Vivo de um Boi

O peso vivo de um boi é o peso medido na balança com o animal vivo e normalmente é medido em kg.

Peso de Carcaça

O peso da carcaça referencia o peso da carne com o osso, desconsiderando gordura, couro, patas, cabeça e orgãos internos.

Este peso normalmente representa ~50% do peso do bovino, porém não é 100% preciso.

Embora pareça confuso, o raciocínio é automático para quem está acostumado. Quem não convive com tal terminologia, comum na pecuária, pode desenvolver o raciocínio fazendo o seguinte cálculo:

Peso em @ = (Peso Vivo x Rendimento da Carcaça em %)
                                      15

Como um boi é pesado

A pesagem dos bois, pode ser realizada por maneira tradicional, como balanças, e também por cameras tridimensionais, que medem o boi e estimam o peso:

Peso médio de bezerros e boi magro

Estes pesos são baseados no peso do mercado nacional, podendo variar de acordo com a empresa ou região:

  • Um bezero na fase de desmama normalmente possui um peso de 180kg o equivalente a 6 arrobas.
  • Um bezerro de ano, equivale a 225kg, o equivalente a 7,5 arrobas.
  • O garrote tem em média 285kg, o equivalente a 9.5 arrobas.
  • O boi magro tem em média 360kg, o equivalente a 12 arrobas

De acordo com a Embrapa, existem também as seguintes classificações:

ClassificaçãoIdade aproximada de abateFaixa de Peso
ViteloDias após o nascimento até 10 meses30kg a 200kg
Novilho super precoce9 meses a 14 meses200kg a 300kg
Novilho precoce15 meses a 24 meses300kg a 450kg
Novilho18 meses a 28 meses300kg a 450kg
Boi30 meses a 48 meses400kg a 600kg
TourunoTouros de descarte, entre 5 e 15 anos700kg a 1500kg

Bois com pesos anormais

É claro que existem bois que fogem completamente dos padrões acima, afinal estamos falando de animais, e diversos fatores podem alterar o seu crescimento e contituição.

Um exemplo é o boi abaixo, conhecido por Barnsford Ferny e que pesava em torno de 2 toneladas (2000kg) e é da raça Charolais e segundo seu produtor, o boi se alimentava da mesma alimentação dos outros na mesma fazenda, apesar de seu tamanho e peso elevados.

Raças de boi mais pesadas

Existem diversas raças de boi que tem uma tendência a ser mais pesadas que o normal, o que agrega mais valor a elas. Confiram abaixo as 5 raças mais pesadas:

Chianina

Esta raça possui o recorde mundial por ser a maior. De origem italiana, esta raça de bois é uma das mais antigas e mais pesadas, com bois chegando a pesar 1600kg e seu boi mais pesado chegando a pesar 1740kg. As vagas normalmente pesam um pouco menos, em torno de 850kg e podem chegar a aproximadamente 1000kg. Um bezerro dessa raça nasce com aproximadamente 50kg e podem crescer até 2kg por dia.

Belgian Blue

Esta raça é mais conhecida por ser muito muscular e seu tamanho. Este excesso de músculos é causado por um gene que cessa a produção de miostatina, o que controla o crescimento muscular.

Um boi da raça Belgian Blue por chegar a ~900kg, com alguns casos chegando a ~1200kg. Devido ao seu tamanho, os bois dessa raça precisam ter parto cesariana e possuem um leite de alta concentração de proteinas e nutrientes.

South Devon

Os bois da raça South Devon tem um crescimento acelerado, e assim como o leite do Belgian Blue, o leite é altamente nutritivo. Um boi da raça South Devon normalmente pesa entre 1200 e 1600kg, com o maior já pesado chegando a 2000kg.

Maine Anjou

Normalmente as diferentes raças de boi são usadas para carne ou leite, porém a Maine Anjou já foi usada para ambos ao mesmo tempo. Um boi adulto pesa em torno de 1400kg e uma vaga em torno de 860kgs.

Glan

Esta raça alemã possui poucos espécimes vivos ainda (em torno de 2000), e também são usados para diversas utilidades, desde leite, carne até trabalho. Apesar de serem uma raça consideravelmente grande, o seu crescimento é devagar. Um boi da raça Glan pode chegar a 1200kg e uma vaga pesa em torno de 700kg.

Deixe um comentário