O Que é Uma Arroba?
Arroba, muito mais do que uma pirueta digitada no teclado, é um termo usado para medir massas, como um primo distante do quilo. Sua linhagem é antiga, direto dos antigos países árabes. Imagino que nossos ancestrais mediam o peso dos camelos em arrobas!
Tabela de conteúdos
No Brasil e em Portugal, a nossa amigável arroba tem um peso intermediário de 14,668 kg (arredonda-se para 15kg). Não é leve, mas também não é o peso máximo. É o equilíbrio perfeito, talvez?
Uma Arroba, Vários Pesos
Agora, preste atenção. Aqui está a parte maluca: uma arroba não tem o mesmo peso em todo lugar. Em um caso de perda na tradução geográfica, a arroba pode variar em peso dependendo de onde você está. Veja só quão enigmático pode ser o peso de uma arroba:
- Na Arábia Saudita, o lar ancestral da arroba, ela pesa modestos 11,3398 kg.
- Em algumas partes da Espanha, a arroba ganha um pouco de gordura (ou músculo, dependendo de como você olha), pesando agradáveis 16,3293 kg.
- No México, a fiesta mexicana influencia o peso da arroba, que é de aproximadamente 12,5 kg. Já pensou em tentar medir teu guacamole favorito em arrobas?
- E na Colômbia, onde o café flui livremente e a salsa nunca para, a arroba chega ao peso de 12,094 kg.
Uso da Arroba nos Dias de Hoje
Apesar da popularidade do sistema métrico de unidades ter diminuído um pouco do seu glamour, a arroba ainda tem seu charme no mercado de venda de bovinos, suínos, algodão e alguns outros produtos que cruzam fronteiras internacionais.
No caso emblemático do mercado de gado, temos um plot twist: a arroba é utilizada para medir o peso da carcaça do bicho, e não do animal vivo. Pobre boi; mesmo depois do final, ainda é medido em arrobas!
Mesmo na Europa, a Arroba Ainda Vive!
Em Portugal e na Espanha, a arroba ainda sai para dançar de vez em quando, servindo como medida para cortiça, cereais e líquidos. Ainda bem que os espanhóis não tentam medir a paella em arrobas, hein?
E aí está! Uma viagem de ida e volta pelo mundo da arroba. Esta volta no tempo histórico-tecnológico foi um prazer. Continue sintonizado para mais curiosidades no universo do “Quanto Pesa”. Boa jornada e até a próxima!