Pular para o conteúdo
Início » Quanto pesa uma baleia?

Quanto pesa uma baleia?

  • por

Baleia Azul: As Maiores Criaturas do Planeta

Imagine entrar em campo contra um time formado por elefantes.

É mais ou menos essa a sensação ao se deparar com a língua de uma baleia azul, um animal gigantesco que faz um carro parecer um brinquedo.

Para contextualizar, as fêmeas dessa espécie chegam a pesar uns impressionantes 190 toneladas métricas, enquanto os machos atingem por volta de 150 toneladas métricas.

Uma baleia azul adulta pode pesar assombrosamente entre 150 e 190 toneladas métricas! Já os bebezões nascem com quase 2,7 toneladas. Incrível, não é

E esses pesos não são nada comparados ao de um bebê baleia azul recém-nascido, que já bate na balança com quase 2,7 toneladas métricas, pesando mais do que um hipopótamo adulto, acredite se quiser!

O Coração de uma Lenda Marinha

Baleia azul na superfície
Baleia azul na superfície

Falando em peso, o músculo que bombeia a vida nessas criaturas – o coração – pode pesar até uns robustos 450 quilogramas.

Antes das baleias azuis entrarem na mira da caça comercial, algumas delas conseguiam chegar a 200 toneladas métricas.

Uma Longa Jornada Aquática

A baleia azul mais experiente já conhecida ultrapassou 110 ciclos de migração, mas o mais comum é que esses seres vivam até uns 90 anos de idade.

Leia também:  Quanto pesa um beija-flor?

Na hora da refeição, o cardápio de uma baleia azul é quase totalmente composto por krill, e elas podem devorar até 40 milhões desses pequenos camarões em um só dia.

Aliás, quando se comunicam, as baleias azuis fazem questão de serem ouvidas: seus chamados podem alcançar 188 decibéis!

Para os humanos, ruídos acima de 120-130 decibéis já são suficientes para fazer você querer tapar os ouvidos.

O Baile das Baleias Migratórias

Boa parte desses cetáceos tem o espírito aventureiro de um nômade, migrando para águas geladas em busca de um belo buffet de krill, ou pegando uma praia em águas mais quentes para se reproduzirem.

As fêmeas são mães dedicadas e dão à luz um filhotinho a cada dois ou três anos, gestando por até 12 meses.

O filhote, por sua vez, é um beberrão nato e pode consumir até 250 litros de leite materno por dia, sendo desmamado depois de meio ano.

Anatomia de Gigante

Baleia Azul
Baleia Azul

Pense num bebê engatinhando tranquilamente por um túnel—esse túnel poderia ser a principal artéria do coração da baleia azul.

Quando migram por quatro meses, esses leviatãs apostam na economia, quase não comem e vivem de gordura acumulada.

Em Perigo

Mesmo não sendo mais alvos de caçadores, as baleias azuis ainda enfrentam o risco de extinção, com uma população flutuando entre 10.000 e 25.000 exemplares.

Leia também:  Quanto Pesa um Elefante?

Felizmente, ainda há chance de avistá-las em expedições de observação em lugares como Islândia, Canadá, Califórnia, Sri Lanka, Maldivas e Austrália.

Baleia azul se alimentando de krill!
Diego Silva

Diego Silva

Olá! Sou Diego Silva, o entusiasmado editor e criador por trás do blog "Quanto Pesa". Meu fascínio pelo mundo das curiosidades relacionadas ao peso me levou a explorar questões que, com certeza, irão capturar a sua imaginação. Junte-se a mim nesta jornada única, onde transformo perguntas simples em explorações fascinantes. I'm Groot!

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.