Pular para o conteúdo
Início » As 10 plataformas de petróleo mais pesadas do mundo

As 10 plataformas de petróleo mais pesadas do mundo

  • por
Plataforma de Petroleo

Você já se perguntou o quão pesada pode ser uma plataforma de petróleo? Bem, se prepare para ficar impressionado!

Uma Breve História das Plataformas de Petróleo

Nossos amigos do século XIX no Azerbaijão foram os primeiros a dar uma chance às plataformas de petróleo.

Desde então, essas estruturas transformaram-se em verdadeiras “metrópoles marinhas”, onde pessoas dos mais variados cantos do planeta se reúnem para extrair o óleo negro e seus derivados.

Algumas dessas plataformas são tão profundas que deixariam os arranha-céus mais altos do mundo no chinelo. Eles são verdadeiros prodígios da engenharia, pesando milhares de toneladas, projetados para resistir a condições adversas e abrigar todos os equipamentos, trabalhadores e produtos extraídos.

Hibernia: A Rainha do Peso

Plataforma de petroleo Hibernia
Plataforma Hibernia

A Hibernia leva o troféu de plataforma mais pesada do mundo, com uma estrutura de base gravitacional de 660.000 toneladas e uma instalação superior de 41.000 toneladas. Isso dá um peso total de 701.000 toneladas.

Leia também:  O Peso Monumental das Pirâmides de Gizé

E se você pensa que isso é pesado, espere até ouvir o deslocamento com lastro: 1,5 milhão de toneladas!

Localizada no Atlântico Norte, a 196 milhas a leste de New Foundland, no Canadá, a Hibernia é reforçada para suportar as condições árticas. Os principais acionistas são a ExxonMobil e a Chevron Canada.

Troll A: A Gigante da Noruega

Plataforma Troll A

A Troll A é uma estrutura de concreto baseada em gravidade na costa oeste da Noruega. É uma plataforma de gás natural e pesa impressionantes 683.600 toneladas.

Ela tem um deslocamento de 1,2 milhão de toneladas quando ancorada com lastro.

Operada pela Equinor, essa plataforma é a estrutura mais alta já movida na história, com cerca de 472 metros de altura. Foi também o segundo objeto mais pesado a ser movido pela humanidade.

Gullfaks C: O Peso Pesado do Guinness

Plataforma Gullfaks C

A subestrutura dessa plataforma de perfuração pesa 370.000 toneladas métricas, enquanto a parte superior pesa 49.000 toneladas métricas. Portanto, seu peso combinado é de 419.000 toneladas métricas.

Operada pela Equinor e localizada no lado norueguês do Mar do Norte, a Gullfaks C está no Guinness Book of World Records como o objeto mais pesado já movido pela humanidade na história. Começou a operar em 1990.

Gullfaks A: A Irmã Mais Velha

Plataforma Gullfaks A

A Gullfaks A é uma plataforma irmã da Gullfaks C. Sua subestrutura pesa 340.000 toneladas métricas e a parte superior pesa 40.000 toneladas métricas. Seu peso combinado é de 380.000 toneladas métricas.

Leia também:  Quanto Pesa o Imponente Burj Khalifa? Desvende o Gigante de Dubai!

A Gullfaks, que começou a produzir em 1987, pode aproveitar tanto o petróleo quanto o gás natural.

Gullfaks B: A Irmã do Meio

Plataforma Gullfaks B

A Gullfaks B é outra irmã dessa família. Sua subestrutura pesa 173.000 toneladas métricas, com a parte superior pesando 25.000 toneladas métricas, elevando seu total para 198.000 toneladas métricas.

Gulfaks B começou a produzir em 1988 e aproveita tanto o petróleo quanto o gás natural.

Berkut: A Águia Dourada da Rússia

Plataforma Berkut

A Berkut pesa 200.000 toneladas e está localizada no Mar de Okhotsk, na costa russa do Pacífico, ao norte do Japão. Foi financiado pelo Consórcio Sakhalin-1, que inclui a ExxonMobil e a Rosneft.

Berkut, que significa “Águia Dourada” em russo, foi construído para suportar condições subárticas muito adversas, incluindo terremotos e ondas enormes.

Possui uma fonte de alimentação autônoma e pode trabalhar em temperaturas de até -44 graus centígrados.

Mars B/ Olympus: A Gigante do Golfo do México

Plataforma Mars B/ Olympus

Essa plataforma pesa mais de 120.000 toneladas métricas. É um projeto de águas profundas no Golfo do México. Sua proprietária é a Shell.

Foi o primeiro projeto em águas profundas a expandir um campo de petróleo existente com uma nova infraestrutura.

Essa estrutura tem uma área de convés combinada de 31.780 metros quadrados, o que a torna ainda maior do que o Superdome da NFL.

Bullwinkle: A Veterana do Golfo do México

Plataforma Bullwinkle

Essa plataforma de petróleo fixa de aço no Golfo do México pesa 77.000 toneladas. Ela foi instalada em 1988 e inicialmente pertencia à Fieldwood Energy LLC.

Leia também:  O Peso Monumental das Pirâmides de Gizé

Em 2010, a Superior Energy Services assumiu sua operação com um plano para desativá-la após sua vida útil econômica.

A jaqueta (refere-se na exploração e produção de petróleo e gás à estrutura de aço que suporta o convés e os topsides em uma plataforma offshore fixa) tem 427 metros e é o segundo objeto mais alto já movido. Ela fica atrás apenas da plataforma Troll A.

Petronius: A Torre do Golfo

Plataforma Petronius

A Petronius é uma plataforma de petróleo de torre compatível com águas profundas localizada no Golfo do México. Ela é operada pela Chevron e pesa 50.500 toneladas.

Foi a estrutura independente mais alta do mundo até ser ultrapassada pelo Burj Khalifa em 2010. Apesar dessas estatísticas impressionantes, apenas cerca de 75 metros do Petronius estão acima da linha d’água.

Baldpate: A Resistente da Louisiana

Plataforma Baldpate

A Baldpate é uma plataforma de torre compatível offshore perto da costa da Louisiana que pertence e é operada pela Hess Corporation.

A seção da plataforma pesa 28.900 toneladas, enquanto a parte superior pesa mais 9.800 toneladas. O peso combinado é de 38.700 toneladas.

O Baldpate foi projetado para ter 3 metros de inclinação lateral, a fim de sobreviver às piores tempestades severas que ocorrem nessa área.

Diego Silva

Diego Silva

Olá! Sou Diego Silva, o entusiasmado editor e criador por trás do blog "Quanto Pesa". Meu fascínio pelo mundo das curiosidades relacionadas ao peso me levou a explorar questões que, com certeza, irão capturar a sua imaginação. Junte-se a mim nesta jornada única, onde transformo perguntas simples em explorações fascinantes. I'm Groot!

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.