Quanto pesa um litro de água?

A pergunta de “quanto pesa um litro de água?” é frequente, e sua resposta mais comum vem de uma fórmula que toma como base sua densidade e volume:

Densidade = Massa/volume:
  • Massa da água = É o peso, no caso o que deseja;
  • Volume = 1 l ou 1000 ml
  • Densidade = 1 (g/ml) Se em temperatura ambiente
Logo:
  • 1 g/ml = Massa da água / 1000 ml;
  • Massa da água = 1000 ml x 1 g/ml
  • Massa da água = 1000 g
ou
Massa da água = 1 kg (pois 1000g = 1kg)
Peso de litro de água

Qual a diferença entre o peso de 1l de água quente ou gelada?

Pode parecer uma pergunta não comum, mas existe uma diferença entre o peso de um litro de água de acordo com sua temperatura. Como a densidade da água muda de acordo com a temperatura, um litro de água quente usará uma quantidade menor do líquido do que se fosse medido com água fria (por isso estima-se a temperatura ambiente na fórmula anterior).

Vale lembrar que o litro é uma medida de volume e não peso. Portanto, se medirmos a água a 4° C, um litro de água terá ~999,97 gramas, enquanto a 30° C, o mesmo litro de água usará apenas ~995,94 gramas. Pode parecer pouco, mas faz diferença no peso real.

2 comentários em “Quanto pesa um litro de água?”

  1. O litro e representado por l ou L, sendo uma unidade de medida de capacidade ou volume. Assim como o quilo, tambem e uma medida que faz parte do sistema internacional de unidades, mas nao e uma medida oficial. Cada litro corresponde a um decimetro cubico (dm?). E utilizado para medir produtos de composicao liquida como: Leite, agua, suco, cloro, e muitos outros.

    Responder

Deixe um comentário

13 + três =